sábado, 10 de março de 2012

A Melhor Juventude - Um filme sobre famílias, pessoas e história recente de Itália

Por diversas vezes resisti a pegar neste filme e começar a vê-lo. Assustavam os 366 minutos, divididos em duas partes. Mas como as cotações e avaliações ao filme eram tão positivas, ainda para mais por ser um filme italiano, com verdadeiros atores italianos e a passar-se, quase na íntegra, em Itália, não podia deixar de dar uma oportunidade ao filme.
Diria, em jeito de resumo, que se trata de uma saga familiar, onde se acompanha a vida (e morte) de personagens com ligações familiares e afectuosas, entre si, ao longo de quase 40 anos. Nesse longo desenrolar, dessas vidas pessoais, que se contam no filme, conta-se também a história da Itália, e da própria sociedade Italiana, desde os finais dos anos 60 do século XX até ao início do século XXI.
Ou seja, o filme A melhor Juventude (no original "La meglio gioventù" ou em inglês "The Best of Youth") é uma experiência a não perder para quem se interessar por um filme de forte pendor descritivo das relações sociais, familiares e afectivas. Marco Tullio Giordana dirigiu este bom filme quase ao jeito de uma (boa) novela, bem escrito também por Sandro Petraglia e Stefano Rulli e muitíssimo bem representado por muitos atores italianos, tais como Luigi Lo Cascio, Alessio Boni e Jasmine Trinca. O enredo, desempenho das personagens e ambientes estão bem conseguidos - as personagens estão mesmo muito convincentes. Somente parece que não houve muito cuidado (ou orçamento) para a caracterização das personagens, especialmente porque a maioria delas são desempenhadas pelos mesmos atores ao longo dos quase 40 anos da narrativa da história - algumas perucas parece que não "assentam" bem.
Depois de ter visto o filme fiquei logo de seguida com saudades das personagens, dos ambientes sociais e históricos - ambientes que se passavam em bairros populares, nas universidades, nos movimentos políticos e sociais, nas instituições de saúde e justiça, etc.) e dos espaços (Roma, Turím, Sicília, Florença, etc.). Este filme é uma viagem à sociedade italiana e seus espaços físicos, sociais e culturais. É uma viagem cinematográfica a fazer!

2 comentários:

  1. Apesar dos (poucos) defeitos que tem, «A Melhor Juventude» é um filme capaz de mudar vidas. É um dos filmes que mais me marcou em toda a minha curta existência. Estive a revê-lo nestas férias da Páscoa (vou escrever uma crítica no meu blog) e simplesmente sou fanático por esta grande história, não só de Itália, mas de todo o mundo.

    Continuação de bons posts,

    Rui Alves de Sousa

    www.companhiadasamendoas.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. (PS - Afinla já verifiquei que já falei do filme, em tempos, no blog. Contudo, acho que vale a pena dar uma espreitadela o "meu" mundo ;) )

    ResponderEliminar

Artigos relacionados

Related Posts with Thumbnails
WOOK - www.wook.pt

TOP WOOK - Arte

TOP WOOK - Dicionários

TOP WOOK - Economia e Finanças

TOP WOOK - Engenharia

TOP WOOK - Ensino e Educação

TOP WOOK - Gestão

TOP WOOK - LITERATURA





A Busca pela sabedoria - criado em Agosto de 2009 por Micael Sousa



Introduza o seu e-mail para receber a newsletter do blogue: