quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Uma monarquia pode ser totalmente democrática?

Aparentemente, se desconhecêssemos o mundo que nos rodeia, especialmente se estivéssemos desatentos à geopolítica europeia e só considerássemos o significado das palavras , provavelmente diríamos categoricamente que "Monarquia" e "Democracia" remetem para conceitos opostos e incompatíveis.  Pois, Monarquia, que significa "governo de um ou por um", é exactamente o oposto - se considerarmos que o singular é oposto do plural - da Democracia, que significa "governo do povo ou governo de muitos".  Mesmo que não sejam conceitos antagónicos, são pelo menos incompatíveis do ponto do vista ideal político ou então do semântico/lógico - o que é plural não pode ser singular em simultâneo. Quanto muito, uma Democracia poderia ser singular no sentido de um só governar, mas esse alguém teria de ser o Povo enquanto grupo, ou seja, no trono não poderia haver um só rei vitalício.
Retrato da família do Rei Carlos IV - Goya
Supostas incompatibilidades à parte, pela nossa Europa existem muitas Democracias - algumas bem antigas como a Inglesa -  que vivem sobre a alçada de Monarquias. Apesar de serem Democracias de facto, muitas até mais livres e desenvolvidas do que outras que persistem em regimes republicados, afirmo, sem receios, que uma Democracia desse tipo não pode ser uma "Democracia Completa". Isto porque, focando a atenção no exemplo do "Chefe de Estado", basta esse cargo ser vedado ao Povo, mesmo que alguém desse Povo demonstre ser o mais capaz para o assumir o cargo em benefício de todo o dito Povo, para que o "Governo do Povo" seja parcial e logo parcial a concretização da Democracia. Por outras palavras, se o Povo não pode aceder a todos os cargos de chefia do Estado então a Democracia plena ficou por realizar - se se atender ao significado do termo em causa.
 
Apesar de tudo o que aqui afirmei, não tenho também receio em afirmar - agora numa perspectiva muito mais pragmática - que é preferível uma boa monarquia assente num regime democrático do que uma república assente numa "má democracia"
.

4 comentários:

  1. Lopo Lencastre de Almeidaagosto 19, 2011

    Uma democracia se tiver um presidente -- figura completamente inútil num regime em que o poder executivo não está no mesmo -- pouco mais é do que uma má monarquia a curto prazo e que não cumpre de todo o princípio de "que alguém desse Povo demonstre ser o mais capaz para o assumir o cargo em benefício de todo o dito Povo" mas que é regida pelos interesses grupais que, raramente, defendem o Interesse do Povo.

    E, nesse ponto de vista, concordo absolutamente com o Micael: é preferível uma boa monarquia assente num regime democrático do que uma república assente numa "má democracia".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estado democrático não está diretamente ligado à forma de governo. Há Monarquias Democráticas:Reino Unido, Canadá, Espanha, Japão, Países Baixos, Luxemburgo, etc. E há Monarquias Absolutistas: Barein, Arábia Saudita, Emirados Árabes, Malásia. Há Repúblicas Democráticas: Estuados Unidos, Uruguai, Costa Rica. E há Repúblicas pouco (ou nenhuma) democrátricas:Coreia do Norte, China, Cuba, Iêmen, Congo, Brasil. O Regime Democrático não está preso a uma forma de governo, depende de vários fatores. O Reino Unido não se tornou uma Democracia da noite para o dia. Foram séculos de construção de um modelo que contemplasse o ideal democrático que hoje os torna referência no assunto.

      Eliminar
  2. viva a democarcia! aos planeamentos urbanos e às derivações públicas que atingem o poder absoluto!

    ResponderEliminar
  3. Eu,um simples operário emigrante na Holanda desde 1964 e já velhote (88anos)digo que embora viva num País de Regime monárquico,sou por princípio, rèpublicano porque acho que o Chefe do Estado deve ser Eleito por sufrágio universal assim como os Presidentes de Câmara,o que não sucede aqui na Holanda,ainda que o Povo embora apoie a Monarquia, todavia tem mentalidade rèpublicana.Aliás a Raínha não Governa,é simplesmente um símbolo.E para ilustrar o espírito rèpublicano na Holanda,eu cito aqui um caso passado já há anos,com a falecida Raínha Juliana quando foi inaugurar uma Casa de Velhotes.Uma velhota quiz botar palavra para agradecer a presença da Raínha,mas manifestou hesitação e disse que não sabia se devia dizer Vossa Alteza ou Vossa Majestade.
    E a Raínha Juliana respondeu:-Pois diga simplesmente Minha Senhora.

    ResponderEliminar

Artigos relacionados

Related Posts with Thumbnails
WOOK - www.wook.pt

TOP WOOK - Arte

TOP WOOK - Dicionários

TOP WOOK - Economia e Finanças

TOP WOOK - Engenharia

TOP WOOK - Ensino e Educação

TOP WOOK - Gestão

TOP WOOK - LITERATURA





A Busca pela sabedoria - criado em Agosto de 2009 por Micael Sousa



Introduza o seu e-mail para receber a newsletter do blogue: