segunda-feira, 20 de junho de 2011

Zatôichi, um filme japonês de acção diferente a considerar

O filme japonês Zatôichi é no mínimo "estranho". Este filme de Takeshi Kitano, que para além de realizador e também actor principal do filme, insere-se em tantas géneros que é difícil de categorizar. Tanto pode ser visto como drama, acção, comédia e histórico/caracterização social de época.
O filme conta-nos um a história (romanceada) de zaitôchi (um massagista, cego, jogador e mestre nas artes marciais de espada, criado pelo romancista japonês Kan Shimozawa durante o período Edo), conta, mais concretamente, o episódio em que a personagem chega a uma aldeia reprimida por grupos de bandidos locais.  Zaitôchi é, desde o século XIX, uma personagem muito popular no Japão, deu origem a dezenas de contos e filmes, mas este de Takeshi Kitano, datado de 2003, é peculiar. Para além de não o conseguir caracterizar também é extremamente difícil de avaliar. 
Para além das cenas bem humoradas, de uma acção ora dinâmica ora lenta e dramática, salientam-se os cenários e ambientes. Mais que tudo, em Zatôichi, é possível - pelo menos atendendo que o que é transmitido é verdadeiro - conhecer um pouco do Japão do século XIX, antes da influência Ocidental. Neste filme, o realizador apresenta-nos: o modo como se fazia a agricultura e o comercio; algumas tradições culturais e artísticas - música e teatro -; a vida e morfologia das habitações, das casas de jogo de dados e das tabernas; geishas - no caso das geishas o contraste dos seus kimonos  e maquilhagens com os ambientes cinzentos assume uma beleza especial, samurais, ninjas, e muitos outros.
Com este filme podemos rir, ver litros de sangue (digitalizado) e conhecer uma muito popular personagem da cultura japonesa de ficção, tal como um pouco da a cultura japonesa. 
O filme não é seguramente dos melhores de sempre, se calhar nem é dos melhores feitos no Japão, mas para nós, que não estamos habituados a ver este tipo de cinema, Zatôichi deve ser um filme a considerar.
Ah, o final musical é surpreendente.

1 comentário:

  1. Na verdade não é um grande filme. Mas é um Bom filme. Sem duvida!
    Como praticante de Kenjutsu não é dos meus favoritos mas gostei muito de ver.
    Gostei especialmente da história e de uma intriga que para mim está subjacente a todo o filme...
    No final o Zatoichi abre os olhos... Fica a duvida... Será ele mesmo cego? Ou será que apenas finge ser cego? Será que ele não vê ou leva os outros a acreditar que não vê? essa indução, levar os outros a assumirem como verdade algo que não o é, ele ser cego, poderia ser uma excelente estrategia de combate...
    Se voltarmos ao combate entre o Zatoichi e o capitão, o samurai caido em desgraça que se tem de tornar mercenário ao serviço de interesses que não gosta e não acredita, poderemos ver que não existia forma nenhuma, sendo o zatoichi cego, de ele saber o truque que o capitão iria utilizar para o enganar e vencer o combate... A não ser claro que ele não fosse realmente cego...
    Fica a duvida e a intriga sobre se ele é cego ou apenas leva os outros a pensarem que o é para obter uma vantagem que lhe permite vencer...
    De qualquer forma gostei! E dá uma imagem mais ou menos fidedigna do Japão no final do Sec. XIX.

    ResponderEliminar

Artigos relacionados

Related Posts with Thumbnails
WOOK - www.wook.pt

TOP WOOK - Arte

TOP WOOK - Dicionários

TOP WOOK - Economia e Finanças

TOP WOOK - Engenharia

TOP WOOK - Ensino e Educação

TOP WOOK - Gestão

TOP WOOK - LITERATURA





A Busca pela sabedoria - criado em Agosto de 2009 por Micael Sousa



Introduza o seu e-mail para receber a newsletter do blogue: