quarta-feira, 18 de maio de 2011

Prostituição – a segunda profissão mais antiga do mundo

Não sei porquê - talvez algum mito urbano -, mas é comum dizer-se que a prostituição é a mais antiga profissão do mundo. Mas não sei mesmo, não consigo, recorrendo a uns quantos resquícios de saber histórico/sociológico avulsos, encontrar justificação (aproximada sequer) para tal afirmação.
Dando alguma seriedade ao assunto, primeiro há que investigar sobre o que significa o termo profissão. Segundo a Infopédia significa: exercício habitual de uma actividade económica como meio de vida; ofício; mister; emprego; ocupação. Certo, então a prostituição, segundo este significado, que não varia muito de dicionário para dicionário, pode ser verdadeiramente considerada uma profissão.
O Beijo - Toulouse Lautrec
Agora, esquecendo bibliografias e documentários, vou teorizar munido apenas da lógica e de algum senso comum histórico/económico.
Comecemos pelo princípio, pelo inicio antes da história. Para que alguém tenha uma profissão, ou seja profissional de alguma coisa, esse alguém tem que ser retribuído pela sua actividade, pelo que faz ou produz. Então, imaginando-nos lá para os confins da pré-historia – período que defino aqui como a aurora da Humanidade – com que faríamos os nossos pagamentos ou retribuições? Seguramente que não era com dinheiro, pois não tinha sido inventado. Ou seja, tinha de haver algo para fazer a troca. Então, o que quer que fosse que se usasse para pagar à suposta “mais antiga profissão do mundo” tinha de ser obtido da natureza. Então, não é possível que existissem prostitutas primeiro que, por exemplo, caçadores/recolectores. Só então depois, tendo caça ou outro qualquer bem ou objecto de valor, poderia ser possível pagar serviços e favores sexuais. Trivial!
Penso que se prova assim que a prostituição não pode ser a mais antiga profissão do mundo, quanto muito é a segunda, terceira, quarta ou qualquer outro número subsequente – mas que é antiga isso é indiscutível. 
Não acredito que alguma vez esta profissão se extinga, pois no fundo o ser humano é uma animal de hábitos e tradições.

13 comentários:

  1. A mais antiga do mundo não será roubar?

    ResponderEliminar
  2. João, aplica-se a mesmo razão que para a prostituição. Ser Ladrão também não pode ser a primeira pois é preciso ter o que roubar, assim, pensando na pré-história, somos remetidos para ter de haver primeiro a profissão de caçador/recolector.

    ResponderEliminar
  3. Olá,conheci o link e vim visitar,encontrei aqui um contéudo rico,eu gosto de uma boa leitura,estou sempre buscando novidades e coisas interessantes.
    Se esta for a mais antiga profissão tem que ter uma origem das coisas,porque e antes dela seria qual?.Se for ver pela lógica tem-se muitas profissões antigas.
    Bem adorei estar aqui e já sou uma seguidora, espero que conheça o meu cantinho ficarei feliz e grata.
    Obrigado

    ResponderEliminar
  4. Muito obrigado pelas suas gentis palavra. Já estou a seguir também o seu blogue.
    Quanto à mais antiga "profissão" do mundo, pelo que tudo indica, será mesmo a de caçador/recolector.

    ResponderEliminar
  5. Aí amigo Micael, essa analize ainda tem muita tinta para gastar....os mesmos argumentos são validos para excluir todas as outras....eu gosto de pensar que na pré-história não existiam profissões existia necessidade de sobreviver...e se eram os homens que caçavam ou recolhiam o alimento o mais provavel é que a mulher só comesse a troco de alguns favores sexuais.

    Um abraço
    Fátima Amado

    ResponderEliminar
  6. Muita tinta mesmo. Não sabemos se só os homens caçavam, ou sequer se a caça ou o que fosse recolhido não se tornava comestível só depois da acção da mulher. Mas mesmo considerando a hipótese que a Fátima apresente, de qualquer dos modos a prostituição não podia ser a profissão ou actividade mais antiga, quanto muito seria a segunda - tal como já tinha referido.

    ResponderEliminar
  7. Quem procura a prostituição compra e tem.
    Quem não tem, AMA verdadeiramente alguém.

    ResponderEliminar
  8. Há já anos que um Padre me disse,
    ser a prostituição um Mal necessário,
    ela é velha como a velhice,
    é do Ser humano,um fadário,
    só não disse que a Religião,
    tem culpas nesta questão.

    ResponderEliminar
  9. Ótimo texto. É sempre bom buscar e conhecer novas vertentes acerca de um determinado assunto. Parabéns pela edição!!! Paula Dayane.

    ResponderEliminar
  10. Se você busca pela sabedoria, como é o título do seu blog, então, meu amigo, acho que deveria ler muito mais do que aparenta seus conhecimentos em tua escrita. Conselhos são bizarros mas para te ajudar vou postar os meus. Primeiro, leia muito sobre antropologia, e também leia a bíblia. A primeira profissão do mundo a ser citada na bíblia é a prostituição e por isso este conhecimento faz parte do inconsciente coletivo que você agora questiona. Segundo, procure uma linha filosófica para você caminhar com o grupo e se apoiar nas idéias porque pode acontecer de você ficar navegando em muitos mundos, cair em contradição e perder suas raízes. Cuidado com as percepções sensoriais porque o que parece pode não ser verdade ou real. As pessoas usam conhecimentos filosóficos para abrir religiões, sociedades com base em estudos científicos, ou conhecimentos psicológicos. Fazem isto por pobreza de espírito mascarando a verdade para ganharem poder e dinheiro.

    ResponderEliminar
  11. Não tenho qualquer intenção de fundar uma religião ou aderir a alguma existente. Convido a ler mais textos do blogue, onde irá encontrar muitas fontes para cada assunto. Este texto em causa não cita nenhuma fonte específica pois refere trivialidades sobre caçadores-recolectores que constam de qualquer livro sério sobre pré-história.
    Já li a Bíblia, e até já a li em grupo. Trata-se de um livro interessante com importância histórica. Para mim, nada mais que isso, é um entre muitos outros que são utilizados para estudar as comunidades da idade do bronze, e épocas posteriores da zona do médio-oriente até à época Imperial Romana. Sobre a composição da biblia há muito mais para falar, especialmente sobre a sua compilação, mas isso é outro assunto.
    Aqui no blogue todas as opiniões, mesmo as contrárias e de anónimos são publicadas, mas uma assinatura das palavras que se dizem fica sempre bém, eticamente bem.

    ResponderEliminar

  12. A 1ª profissão do mundo é MARCENEIRO .
    Foi o MARCNEIRO que fez a cama para a prostituta se deitar pela 1ª vez.......

    ResponderEliminar
  13. Sim, poderia ser, mas primeiro teria de haver um lenhador para adquirir a madeira, e antes do lenhador alguém que lhe fizesse os instrumentos de corte, e muito antes disso alguém que os alimentasse. :) É uma história sem fim, neste caso sem início.

    ResponderEliminar

Artigos relacionados

Related Posts with Thumbnails
WOOK - www.wook.pt

TOP WOOK - Arte

TOP WOOK - Dicionários

TOP WOOK - Economia e Finanças

TOP WOOK - Engenharia

TOP WOOK - Ensino e Educação

TOP WOOK - Gestão

TOP WOOK - LITERATURA





A Busca pela sabedoria - criado em Agosto de 2009 por Micael Sousa



Introduza o seu e-mail para receber a newsletter do blogue: