quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Origem de alguns Nomes de família Portugueses

Fazendo aqui uma pequena incursão pela onomástica, vou falar da origem de alguns Nomes de família comuns em Portugal. Foi um grande amigo antropólogo que me chamou a atenção para uma particularidade dos nosso nomes, para o facto de existirem nomes de família na nossa língua que são semelhantes aos nomes próprios, apenas com pequenas adições de letras ou sílabas no final: usualmente um "s". Por exemplo, quem não conhece um Nunes, um Gonçalves, um Fernandes, entre muitos outros exemplos semelhantes. Segundo esse meu amigo, essas famílias obtiveram esses nomes porque, algures em tempos imemoriais, algum dos seus antepassados se destacou por algum grande feito ou conquista, sendo o nome próprio desse famoso familiar do passado então utilizado desde então como uma afirmação de orgulho de todos os que dele descendiam. Isso concretizava-se na prática através da adição "s" ao final do nome próprio do seu antepassado de prestigio. Posteriormente confirmei estas informações com a leitura do livro: «nomes: género, etnicidade e família», da autoria de João de Pena Cabral.

A ronda da noite - Rembrandt
Temos um exemplo mais que evidente da criação de um destes Nomes de família na História de Portugal (apesar de ter servido apenas para uma geração). O nosso primeiro Rei, Afonso, ganhou o nome de Henriques por seu pai ter sido Henrique  - o Conde D. Henrique -  um importante nobre Borgonhês e primeiro governante do Condado Portucalense.
O caso português é semelhante aos casos nórdicos e escandinavos. Quem nunca ouviu falar de um Erikson , de um Tomson ou de um Johnson? Na língua inglesa ainda ainda é mais patente  a construção deste tipo de nomes de família: John + son, ou seja: "filho de John". 
Corrijam-me caso esteja errado, mas não encontro assim no imediato nenhum exemplo semelhante para um Nome de família com origem num Nome próprio feminino. Isto talvez seja explicável devido ao patriarcalismo da sociedade ocidental.

11 comentários:

  1. Não, não estás errado... infelizmente, não estás. E, na minha opinião, o facto de não encontrares sobrenomes com origem num nome próprio feminino deve-se mesmo realmente ao forte sistema patriarcal das sociedades tradicionais.

    Relembro, aqui, que a participação das mulheres na História foi, de uma forma geral, silenciada, sendo que os grandes (e até os pequenos) feitos e conquistas são associados a homens.

    Com grande pena minha, descobriram logo na pré-história o papel do homem na fecundação...e a mulher perdeu, a partir daí, o seu supremo papel social...senão, talvez a história tivesse sido bem diferente. ;-)

    CAT.

    ResponderEliminar
  2. Amigo Micael,

    Não te esqueças dos nomes que apareceram com os critãos-novos.
    Com a perseguição da comunidade Judaica (e não só) pelos estados e pela inquisição, surgem os "Oliveiras", os "Silvas", os "Carvalhos" e tantos outros, aliás, um grande ícone de Leiria, Rodrigues Lobo era um Cristão-novo.

    ResponderEliminar
  3. Caro Tiago.

    Neste testo pretendia referir apenas os nomes com origem em ancestrais de renome. Limitei-me a estes pois se falasse de todos os casos o texto seria demasiado longo.

    Agradeço o teu contributo pois, mesmo desviando-se do que eu pretendia que se discutisse, enriqueceu seguramente o artigo com novas informações.

    Tens toda a razão no que dizes quanto à origem desses nomes, todos eles ligados à vida campesina, mais concretamente a plantas. Mas o Silva é já um nome antiquíssimo Galaico-Português, são inúmeros os Silvas nas hostes de D. Afonso Henriques, sendo isso muito anterior às perseguições da contra-reforma. Apesar disso, não significa que alguns cristão novos possam ter adoptado alguns nomes de tradicionais.

    ResponderEliminar
  4. gostei de saber a origem dos Silvas.

    ResponderEliminar
  5. Alguém me pode ajudar a encontrar a origem do meu sobrenome que é "Maio"...já tentei pesquisar, não é fácil porque é um sobrenome muito pouco conhecido.

    ResponderEliminar
  6. Lamento mas não sei também...
    Do que sei deste assunto é que as origens podem ser muitas. Pode ser tão óbvia como uma associação de algum antepassado, por qualquer motivo, ao mês de Maio, ou pode derivar de alguma abreviatura, de alguma palavra estrangeira, ou uma outra razão desconhecida não evidente...

    ResponderEliminar
  7. ola a todos.
    gostava de acrescentar mais umas achas à fogueira:)
    outros ainda, estão ligados de alguma forma a certas profissões (Ferreira,Ferrador, por exemplo).
    quase todos os mesteres tinham tendência a ser transmitido de pais para filhos.
    existia e existe uma necessidade social de ter um mecanismo que permita o assegurar da linhagem,mantendo sempre o nome do pai como o ultimo.
    Á criança quando nasce, é-lhe dado o ultimo nome do pai.Está fechado o circulo patriarcal e assegurada a linhagem genética e cultural do individuo e o perdurar do nome de família.

    David Pratas Ferreira

    ResponderEliminar
  8. Sem dúvida caro David, se isso se nota nos nomes Portugueses, mais se nota nos nomes anglo-saxónicos.

    ResponderEliminar
  9. O problema é que em muitos casos, mesmo em Portugal, o nome de família (o último) não tem origem necessariamente no nome do progenitor social, ou mesmo natural. Em certos casos o nome pode ser do padrinho, ou da família da mulher, nos casos em que o status e a condição económica o permitam/exigam!

    Questão interessante a da etimologia das classificações indivíduais humanas!

    Edgar B.

    ResponderEliminar
  10. Ola fiquei muito feliz em saber que meus bisavòs eram portuguese,mas de onde seria o bobre nome Grabiel Ventura,,,,obg

    ResponderEliminar
  11. Referindo-me ao comentário de David Pratas Ferreira, chamo a atenção para o nome Ferreira que é feminino e então deduzo que,como se dava à pessoa o nome da arte ou ofício que exercia,nêste caso ferreiro,a sua mulher embora não praticasse o ofício com era a mulher do ferreiro,era apelidada de ferreira e o filho era o filho da ferreira e não do ferreiro.

    ResponderEliminar

Artigos relacionados

Related Posts with Thumbnails
WOOK - www.wook.pt

TOP WOOK - Arte

TOP WOOK - Dicionários

TOP WOOK - Economia e Finanças

TOP WOOK - Engenharia

TOP WOOK - Ensino e Educação

TOP WOOK - Gestão

TOP WOOK - LITERATURA





A Busca pela sabedoria - criado em Agosto de 2009 por Micael Sousa



Introduza o seu e-mail para receber a newsletter do blogue: