quarta-feira, 28 de julho de 2010

Quando a homossexualidade era vista como uma vantagem militar

Actualmente os homossexuais assumidos ainda não têm completa aceitação social, sendo isso ainda mais marcado nas Forças Armadas. Mas os valores de hoje nem sempre foram os do passado. Da antiguidade clássica, vem um caso que comprova isto mesmo. A conhecida e poderosa Cidade-Estado Grega de Tebas tinha uma força de elite no seu exercito muito peculiar. Em 378 a.C. Gógidas criou o ‘Batalhão Sagrado’ Tebano, uma força de elite composta por 500 soldados organizados em pares por idade. Mas que tinha esta força de diferente? Bem, esses pares eram amantes. É lendária a capacidade, coragem e eficiência militar deste batalhão, sendo a homossexualidade dos seus integrantes algo que assumia nisso extrema importância. 
Leónidas nas Termópilas - Jacques-Louis David
 Defendia-se na altura a ideia de que dois soldados com relacionamento amoroso e afectivo poderiam combater com maior proximidade e confiança, e que tudo fariam par zelar pela segurança do seu par, dando a própria vida se necessário. O grupo pela sua proximidade e cumplicidade afectiva trabalharia mais facilmente em uníssono e como um bloco bem organizado. Sabemos da existência deste batalhão pela pena do historiador Plutarco (reputado historiador Grego que viveu entre 46 d.C. e 126 d.C.), pois em 335 a.C. Tebas foi arrasada pelo Macedónios e os sobreviventes vendidos como escravos, tendo se perdido a tradição e organização militar que deu origem a esse singular batalhão.
Há quem atribua a ideia e a inspiração da criação de tal batalhão à influência intelectual e filosófica da obra ‘O Simpósio’ de Platão.
Já que referi um caso concreto do modo diferente como era vista a homossexualidade na antiguidade, parece-me ser importante referir diferenças marcantes no modo como ela era abordada pelos Gregos. Segundo Kenneth Dover e David Halperin as sociedades Gregas antigas viam a sexualidade como uma forma de demonstrar poder e estatuto social, independentemente do género, ou orientação sexual como hoje lhes chamamos. Kenneth e Haperin defendem que o princípio e a distinção se dava pelos papéis desempenhados na relação e no acto sexual propriamente dito (independentemente do sexo): "activo" ou "passivo". Sendo socialmente aceitável a um cidadão grego ‘penetrar’ desde que esse alguém lhe fosse inferior na hierarquia social. Seria aceitável ser o elemento “activo” com alguém mais jovem, com uma mulher ou um escravo, independentemente do género, mas nunca ser o elemento “passivo” da relação sexual perante os seus inferiores aos olhos da sociedade Grega (os jovens, as mulheres e os escravos eram vistos na sociedade Grega como inferiores quando comparados com um cidadão mais velho, homem ou não escravo).

Como vemos, desde a Grécia antiga para cá os valores e a organização social e direitos individuais mudaram, retrocedendo nuns aspectos e avançando noutros.

3 comentários:

  1. A sociedade retrocedeu em alguns aspectos, obviamente. Eu por acaso já sabia desta "abertura" sexual dos gregos. E é com pena que assisto ao passo dado para trás das sociedades modernas em relação a esse assunto... Mas há uma justificação: a Igreja Católica.

    Bastante curioso isso que nos transmites com o teu texto. Os soldados gays, se "actuarem" em casais combatem com maior proximidade e confiança, garantindo assim a segurança do seu parceiro. Isso é extremamente interessante!
    Não quero arriscar mas talvez o sucesso dos gregos em grandes batalhas em que eles participaram e ganharam, estejam relacionadas com isso... Nunca se sabe! Muito curioso isso.

    Excelente artigo, Micael!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. É curioso saber que os Gregos militares em batalha tinham sucesso, e ganhavam, estando relacionado com homossexualidade.
    Por acaso não foi Alexandre, "O Grande", bissexual? Sófocles, por exemplo, era um tanto afeminado, o que nem era muito bem visto pelos gregos, mas comandou exércitos com bravura. Sendo os tebanos os mais temidos guerreiros gregos daquele tempo, justamente porque lutavam em pares, lutavam com bravura porque não queriam ficar mal vistos perante o companheiro. Muitos deles lutavam até à morte, quando o companheiro caia em batalha.
    Mais uma vez se pode supôr que a vitória das batalhas gregas tenha mesmo a ver, com a homossexualidade existente entre eles.

    Abraços,
    Lumena

    ResponderEliminar
  3. Obrigado pelo comentário Lumena, mas tenho de fazer um contra-comentário pois posso ter transmitido uma ideia com este meu texto. Nem todos os grego, que em batalha lutavam quase sempre em falanges enquanto hoplitas, eram homosesexuais. Que se saiba este grupo de 500 guerreiros de Tebas eram os únicos destingidos por essa característica.
    Outra questão importante e que talvez o meu texto tenha induzido em erro. Os Tebanos não eram considerados os melhores guerreiros gregos, esse título, até mesmo reconhecido pelos seus inimigos, era atribuído aos Espartanos. Esparta era uma Cidade-Estado completamente organizada e vocacionada para o seu exercito.
    Este batalhão Sagrado de Tebas foi militarmente importante mas nunca foram considerados os melhores guerreiros gregos nem sequer Tebas a principal potência militar.

    ResponderEliminar

Artigos relacionados

Related Posts with Thumbnails
WOOK - www.wook.pt

TOP WOOK - Arte

TOP WOOK - Dicionários

TOP WOOK - Economia e Finanças

TOP WOOK - Engenharia

TOP WOOK - Ensino e Educação

TOP WOOK - Gestão

TOP WOOK - LITERATURA





A Busca pela sabedoria - criado em Agosto de 2009 por Micael Sousa



Introduza o seu e-mail para receber a newsletter do blogue: