quarta-feira, 12 de maio de 2010

Cristo era XPTO?


Mas afinal que tem Cristo que ver com o termo XPTO? Como a maioria de nós sabe, por ouvir ou por usar correntemente, o termo XPTO serve para caracterizar ou adjectivar uma coisa, usualmente ligada à tecnologia, como sendo: avançada, evoluída, complexa, entre outras características similares. Mas também se utiliza a palavra XPTO para omitir ou designar alguma coisa genérica ou que se desconhece o nome naquela altura. 
Mas a origem do termo XPTO?


Cristo amarelo - Gauguin

Então, XPTO é nada mais que a abreviatura de Cristo. Tem origem na palavra grega “Χριστός” que nosso alfabeto romano se escreve como “Khristós”, ou seja, Cristo. Por sua vez, Cristo (Khristós) em Grego significa “Ungido” ou “Messias”. Mesmo hoje na Igreja Católica Romana ainda restam influências linguísticas dos primeiros cristão Gregos, apelidados de Ortodoxos
Por falar no termo “Católica” acho que é devido também uma explicação sobre o significado desse termo. “Católica” significa “Universal”. Possivelmente esta designação foi adoptada de modo a que, numa fase inicial do cristianismo, esta Igreja de Roma abrangesse todos os movimentos cristãos de então, que por sinal eram muitos. No entanto esta possibilidade para a adopção do nome é uma mera especulação pessoal, não tendo à disposição qualquer fonte que o comprove. Com isto afastei-me do tema inicial, mas volto já ao propósito inicial deste texto.
Mas qual a razão para a palavra XPTO ter sido adoptado com o actual significado que tem hoje?
Tendo Jesus sido uma personagem histórica ou não, a sua mensagem e filosofia de vida, pelo menos na zona geográfica e época onde inicialmente se desenvolveu e a disseminou, foi com certeza uma inovação, um modo de pensar e viver revolucionário e vanguardista. Não sei se será esta a razão, pois estou novamente a especular, mas é no mínimo plausível.

5 comentários:

  1. Jesus foi sem duvida uma figura histórica, parece-me que ai não há duvida. Acredite-se ou não na sua suposta "divindade" ele foi usado como um marco que ainda hoje pervalece na contagem do tempo.
    A idea que tinha da expresão XPTO é que ao derivar do nome grego para Cristo tinha sido usada para falar do que se consideravam ser superirores á maioria (novas tecnologias e afins). Com isto não afirmo que Cristo seja superior ou inferior mas sim que acabou por ser uma generalização que se propagou na linguagem. Um exemplo de como a cultura, religião o que seja, influencia a linguagem.
    De qualquer forma isto é apenas a idea que tenho provavelmente bem errada.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelo comentário mas pedia que da próxima vez se identificasse.

    Quanto a provas irrefutáveis da existência de um Jesus histórico efectivamente não há, dai eu ter deixado essa questão em aberto. Não é só porque muitas pessoas acreditam na sua existência que significa que tenha efectivamente existido, não queria chamar para aqui questões de fé. Já anteriormente aqui deixei um texto sobre esse assunto em: http://abuscapelasabedoria.blogspot.com/2010/03/jesus-existiu-realmente-enquanto-pessoa.html.
    As únicas provas irrefutáveis ligadas ao eventos descritos no novo testamento que tenho conhecimento são uma pedra com o nome do governador Pôncio Pilatos. Mais nenhuma outra fonte fidedigna da época, para além da Bíblia, refere jesus ou outros eventos com ele relacionados. Mas veja o artigo anterior já publicado.
    Quanto a mim a sua existência não é muito relevante. Por exemplo, há quem questione também a existência de Sun tzu, o que não impede que a sua obra "A arte da Guerra" seja de extrema importância e uma verdadeira fonte de saber.

    ResponderEliminar
  3. Micael obrigada pela explicação,sobre o XPTO,já me tinha interrogado sobre essa expressão actualmente muito em uso,mas ainda não tinha tido oportunidade de investigar.Agora já estou mais esclarecida.um abraço Maria Reis.

    ResponderEliminar
  4. Geralmente quando se faz a pergunta da existência de Cristo, as pessoas a qualificam e a dirigem como fora da Bíblia. A Bíblia e o Novo Testamento apresenta centenas de referências a respeito de Jesus Cristo. Mas, o texto faz referência à palavra XPTO.
    Penso que se trata de uma grande novidade para os portugueses que usam a sigla!
    A abreviatura medieval X.P.T.O, esteja na origem do adjectivo que descrevemos, utiliza-se a expressão na programação, mas, afinal, não há qualquer relação lógica entre uma representação da palavra Cristo e o significado com que se usa o termo XPTO, no dia-a-dia.
    Já ouvi usar-se XPTO, para fazer as vezes de um valor que não existe. Por exemplo, um computador sem marca pode dizer-se "computador marca XPTO".

    XPTO é, sim a abreviatura para a palavra grega "Christos". Por uma questão de economia de espaço, uma vez que os pergaminhos e os papiros eram muito caros, recorria-se frequentemente às abreviaturas.

    Abraços,
    LUmeNA

    ResponderEliminar
  5. Micael

    Óptima ideia, esta a de indagar da origem das abreviaturas tão usadas na linguagem corrente.
    Este seu ensaio para encontrar uma explicação para o uso do XPTO é, de facto, muito interessante e vem, com toda a certeza, indicar pistas que têm toda a probabilidade de servirem de explicação para a razão da sua utilização.

    Depois de conversar com a minha mulher, Zaida, que na Juventude estudou Grego, de que gosta muito, também ela é da opinião desta ligação etimológica.

    Interessante a questão levantada, incluindo a comparação do significado que nós atribuímos à abreviatura XPTO e à relevância religiosa e histórica que se dá a Cristo.

    Bom trabalho

    ResponderEliminar

Artigos relacionados

Related Posts with Thumbnails
WOOK - www.wook.pt

TOP WOOK - Arte

TOP WOOK - Dicionários

TOP WOOK - Economia e Finanças

TOP WOOK - Engenharia

TOP WOOK - Ensino e Educação

TOP WOOK - Gestão

TOP WOOK - LITERATURA





A Busca pela sabedoria - criado em Agosto de 2009 por Micael Sousa



Introduza o seu e-mail para receber a newsletter do blogue: