quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Educação Sexual, para quando em Portugal?

(desconhecido) - Miró
Há uns meses tinha voltado à ribalta a discussão sobre a necessidade de existirem aulas de educação sexual nas escolas Portuguesas, no entanto este assunto voltou a cair no esquecimento.
A meu ver, é uma grave lacuna do sistema educacional a inexistência dessas aulas ou acções de esclarecimento, pois se o mistério se intitula de “da Educação” tem então como objectivo educar e não simplesmente formar os nossos jovens - sendo que a temática do sexo é uma vertente muito importante da vida de todos nós (nem que seja pela abstinência e tudo o que dai advém).
Preconceitos e desinformações à parte, a educação sexual é um tema sério, podendo ser abordado em acções de formação próprias que sirvam para informar os nossos jovens sobre o funcionamento do sistema reprodutor,  dos comportamentos de risco associados, do planeamento familiar e muitos outros assuntos relacionados, mas, mais que isso, da importância do sexo como algo normal que contribui para a realização do individuo, para a sua saúde física e mental. De um ponto de vista mais Humano, trata-se também de ensinar os jovens a lidar com a sua própria sexualidade, enquanto indivíduos felizes e realizados. Ou seja, a pertinência destas aulas deve-se a questões de saúde pública, de integração social e da própria psicologia, já que trata da boa saúde mental e felicidade das pessoas que está em causa. 

Apesar da educação sexual ser um assunto sério, e de extrema importância para uma sociedade moderna feliz e informada, gostava de partilhar aqui mais um vídeo dos geniais Monty Phyton que, sempre visionários, abordaram este assunto sarcasticamente. Um vídeo que serve para nos fazer rir e pensar.
Aconselho a ver a partir do minuto 1:10, que é quando começa efectivamente a aula. Este sketch é um excerto do filme “O sentido da Vida”, um filme de 1983, vanguardista (mesmo para a Inglaterra), surrealista e pejado de humor nonsense, mas intelectualmente superior.

4 comentários:

  1. Boas Micael,

    estou de acordo com o que dizes, é uma lacuna no sistema de educação, a inexistência deste tipo de aulas(grave, não sei se será). Acho que no teu texto falta uma palavra: Família - não querendo ser tradicionalista. A competência deste tipo de ensinamentos deveria partir inicialmente da família, complementando-se com os ensinamentos ou aulas dadas na escola.
    É isso que nos dias de hoje não acontece, a educação sexual nas nossas casas contínua como um tema TABU, dado o conservadorismo e cultura existentes na nossa sociedade. O apelo e incentivo à discussão no seio familiar deste tipo de temas seria um bom começo. Mas penso que ainda irá demorar este processo...

    Cumps

    ResponderEliminar
  2. Agradeço já o comentário pois vem contribuir para enriquecer a debate sobre o tema.
    Concordo com o que dizes, é fundamental que as famílias não se imiscuam do processo de educação dos seus jovens, tanto no tema da sexualidade como em todos os outros. Ainda para mais quando sabemos que os professores pouca liberdade efectiva têm para educar, passaram quase a ser meros formadores. No entanto, dado o tal TABU que falas e que é bem real em algumas famílias, teria de ser a educação sexual formal a colmatar essas necessidades de formação.

    ResponderEliminar
  3. Oi Micael, gostei do teu comentário e quis apimentá-lo um pouco, e o que fazer com as escolas católica???? Sim, essas nem por sombras abordarão o tema: "SEXO" dessa forma tão "descontraída"???
    Susana (Madeira)

    ResponderEliminar
  4. Nesses estabelecimentos o trabalho teria de ser mais árduo. Mas se tal fosse implementado só demonstraria que o catolicismo estaria preparado para o futuro e se preocuparia efectivamente com o bem estar dos Portugueses, quer na sua dimensão biológica, quer psicológica.

    ResponderEliminar

Artigos relacionados

Related Posts with Thumbnails
WOOK - www.wook.pt

TOP WOOK - Arte

TOP WOOK - Dicionários

TOP WOOK - Economia e Finanças

TOP WOOK - Engenharia

TOP WOOK - Ensino e Educação

TOP WOOK - Gestão

TOP WOOK - LITERATURA





A Busca pela sabedoria - criado em Agosto de 2009 por Micael Sousa



Introduza o seu e-mail para receber a newsletter do blogue: