sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Sexta-Feira dia 13, um dia de azar político

Superstições à parte, o dia de hoje tornou-se conhecido como um dia de azar devido a uma decisão régia de um antigo monarca de França, tomada há mais de 700 anos, que nada tem a ver com misticismo

No dia 13 de Outubro de 1307, que por caso era uma sexta-feira, Filipe IV (o belo), rei de França, com autorização do Papa Clemente V, manda prender todos membros da Ordem dos Templários em território francês, incluindo Jacques de Molay - o Grão-Mestre da Ordem Templária (que mais tarde seria condenado à fogueira). Sob falsas acusações de heresia e traição, "comprovadas" por confissões arrancadas por tortura, os monges-guerreiros acabaram por ser condenados com sentenças de prisão ou morte. No entanto,  muitos historiadores e investigadores defendem que as verdadeiras razões para estas perseguições, condenações e posterior desmembramento da ordem, se deveram ao perigoso poder que a Ordem detinha na época, sendo já credores das maiores casas reais da Europa da cristandade. Dai se ter tornado extremamente útil a sua extinção, de modo a garantir a supremacia do poder dos monarcas. Estas teorias podem ser encontradas no livro: Portugal Cristianíssimo, de Rainer Daehnhardt; Grandes Enigmas da História de Portugal – vol.1, obra da responsabilidade de Paulo Alexandre Loução e Miguel Sanches de Baena.

O sabbath das bruxas - Goya
Mas há muitas mais justificações para se associar ao número 13 o infortúnio, desde a mitologia Nórdica (o Banquete de Loki) ao Novo Testamento (Última Ceia). Em oposição a isto, o número 12 é considerado como número completo e harmonioso, note-se o exemplo do termo “dúzia” e de várias referências históricas, religiosas e mitológicas a ele associado (Doze tribos de Israel, Os doze signos do Zodíaco, os Doze apóstolos, etc.)

Há também uma história conhecida no Norte da Europa, que passou por transmissão oral de geração em geração, de uma Bruxa, de seu nome Friga, que após a conversão dos povos Germânicos ao Cristianismo passou a reunir com o Diabo e outras 11 Bruxas às Sextas-feiras. Nesses encontros a 13, conjuravam, rogavam pragas e distribuíam infortúnios por toda a Humanidade. Estes e outros mitos podem ser encontrados no livro: Mitologia - mitos e lendas de todo o mundo, da editora Lisma.

Assim se demonstram algumas das possibilidades para a origem dos mitos em volta da Sexta-feira dia 13 como sendo um dia de azar. Sendo que umas das maiores razões para isso  até passa por um acto político, apesar das influências mitológicas místicas e supersticiosas.
 
Boa sorte para este dia!


3 comentários:

  1. Hélio Almeidanovembro 13, 2009

    Boas

    Confirmo o que tens dito aqui neste post. De facto a origem deve-se mesmo á extinção da Ordem dos Templários (alguns menbros da Ordem conseguiram escapar), por ordem do Rei Filipe. De facto reza a História que a conspiração foi ordenada por este Rei e alguns traidores da dentro da própria Ordem. Mais foram entregues um género de pergaminhos que só deveriam ser abertos no dia 13 com ordem de execução dos Templários.
    Recomendo a todos a leitura de várias obras literárias, mas quem gostar de ler mais ficção leia a Triologia de Robin Young, "A Cruzada", "Requiem" e "A Irmandade". Embora com alguns factos fíctícios encontram também vários facros realmente históricos.

    Mika continua a postar mais deste assunto.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Tá tudo explicado...
    Está claro que as dividas que o rei Luis VII tinha para os templários tornou a sua perseguição numa das maiores operações régias mais lucrativas na histórias desta nação.
    No entanto a afirmação que os templários foram acusados sob falsos pretextos não é totalmente verdadeira.
    Segundo um livro que li , O sangue de Cristo e o Santo Graal, uma das razões que levou á prisão , em muitos casos execução, dos templários foi a sua adulação perante uma entidade chamada Baphomet, de rosto barbudo e cuja figura se encontrava entre os pertences de templários.
    Também foi relatado que nas frentes de batalha , por vezes, templários cuspiam, partiam e realizavam outros actos de indole hérege com a cruz de Cristo.
    Como é dito no artigo muitos destes relatos foram retirados a ferros, literalmente, no entanto o detalhe com que são apresentados deixaram-me a pensar bastante.
    Em alguns casos depende da interpretação de cada um mas noutros como o caso de Baphomet, cuja adulação foi confessada por dezenas de cristãos-templários, parece-me evidente a sua veracidade.

    Continua com os excelentes posts...

    ResponderEliminar
  3. Os Templários e segundo o que sei, pois é algo que me interessa muito, vêm da linha da Sabedoria da A.M.O.R.C. Ora se a Antiga e Mística Ordem Rosa Cruz, fez no dia 21 de Março o seu Ano Novo Rosacruz 3363/3364, esta Ordem guarda a Sabedoria do Antigo Egipto e crê fervorosamente em Jesus, mas não em Cristo.
    Se os Templários eram detentores dessa sabedoria, acho impossível terem tido comportamentos semelhantes aos que Ivanedomingues leu. Simplesmente não coincide com as suas ideologias e comportamentos. Custa-me a crer que a adoração confessada por dezenas de Templários seja real, visto que sob tortura qualquer um confessa o que quer que seja, menos os Templários. Mas se me falam em cátaros ou albigenses, aí acredito que tenham sido mortos imensos, por confissão sob tortura e da mesma forma, acredito que não foi senão uma desculpa, a adoração pagã, para levar inocentes para a fogueira, como sempre foi feito pela Inquisição, exímios em tortura e lavagem cerebral!
    O dia sexta feira 13, foi o dia em que o Grão Mestre dos Templários, no seu suplício na fogueira ameaçou o rei Filipe IV e também o Papa Clemente, que iriam morrer muito em breve... mais informação AQUI. Por estranho que pareça, Filipe o Belo, morreu, bem como o o Papa Clemente, numa 6ª feira 13. Daí ser um dia considerado de azar. Mas como quem escreve a História são quase sempre os vencedores, muitas verdades são omitidas... escrevem-na á sua maneira.
    Para mim o dia sexta feira 13 é um dia de sorte, porque a ser verdade, morreram dois dos maiores algozes da História... e porque foi o dia em que nasceu o Amor da minha vida. :)
    Tudo é relativo, não é verdade? até a própria verdade... qual destas situações é a verdade?! ou melhor, qual destas situações descritas, será a mais aproximada da verdade?...

    ResponderEliminar

Artigos relacionados

Related Posts with Thumbnails
WOOK - www.wook.pt

TOP WOOK - Arte

TOP WOOK - Dicionários

TOP WOOK - Economia e Finanças

TOP WOOK - Engenharia

TOP WOOK - Ensino e Educação

TOP WOOK - Gestão

TOP WOOK - LITERATURA





A Busca pela sabedoria - criado em Agosto de 2009 por Micael Sousa



Introduza o seu e-mail para receber a newsletter do blogue: