quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Um termo sobejamente usado mas com significado desconhecido: Demagogia

Ainda no seguimento da leitura do livro "Filosofia Pré-Socrática" queria acrescentar mais uma curiosidade. Dado que se trata de uma obra onde são apresentados textos e escritos alguns dos primeiros filósofos ocidentais, são nesta obra também explicados alguns conceitos. Um deles é o conceito de demagogia.
A palavra Demagogia, analisando o significado da construção da palavra, foi constituída pela junção de duas palavras gregas conhecidas, algo que traduzido para Português soaria a "ensino do povo", ou "ensino para o povo".

O povo guiado pela liberdade - Delacroix
Fiquei especialmente surpreendido com esta minha descoberta pessoal pois é comum na actualidade esta palavra ser usada com conotação depreciativa, até mesmo acusatório, especialmente nas elites políticas. No mínimo estranho, ou talvez não!
Hoje em dia, fazer Demagogia é entendido como referir ou defender falsidades, destinadas a adoçar e convencer quem as ouve (sem qualquer associação com a realidade e verdade), especialmente quando se trata de "falar ao povo".

A Demagogia adquiriu um novo significado, não tendo surgido uma outra para realmente descrever a actividade de ensinar o povo - talvez por não existir e se partir do principio que o povo não precisa de ser "ensinado" -, sendo, por isso ou tendo contribuído para isso, compreensível o actual estado de descrédito dos nossos políticos e governantes actuais. Pois, mesmo que sejam competentes, mesmo que fosse importante fazer chegar informação sobre o seu mérito e trabalho, o facto é que o descrédito em que se encontram - o mesmo que inverteu o sentido da palavra Demagogia -, não o permite.

Há que voltar a redefinir o significado original da palavra e ensinar com verdade, redescobrindo a palavra Demagogia como algo de essencial numa Democracia Participativa.

1 comentário:

  1. Talvez pela mesma razão,foi alterado o significado de Democracia que quer dizer Poder Popular.Mas como os Romanos dominaram os gregos,embora tivessem copiado muito da sua civilização e cultura,todavia deram ao termo Demo o significado de Demónio e o Povo é o Diabo.

    ResponderEliminar

Artigos relacionados

Related Posts with Thumbnails
WOOK - www.wook.pt

TOP WOOK - Arte

TOP WOOK - Dicionários

TOP WOOK - Economia e Finanças

TOP WOOK - Engenharia

TOP WOOK - Ensino e Educação

TOP WOOK - Gestão

TOP WOOK - LITERATURA





A Busca pela sabedoria - criado em Agosto de 2009 por Micael Sousa



Introduza o seu e-mail para receber a newsletter do blogue: