segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Ideologias Políticas para idiotas


Em jeito de homenagem a um email que me chegou, irei aqui mostrar um divertido texto sobre ideologias políticas. Gostaria de citar o autor mas esta criação não estava assinada. Não resisti a acrescentar mais umas palavras para complementar aquilo que me pareciam ser algumas lacunas. Assim, aqui fica o texto para rir e pensar:

Imagem alusiva ao CowParade
 
FEUDALISMO: Tens 2 vacas. O Senhor Feudal fica com parte do leite produzido.

SOCIALISMO PURO: Tens 2 vacas. O Governo retira-te as vacas e coloca-as numa vacaria junto com as vacas de todos os outros. tu tens de cuidar de todas as vacas. O Governo dá-te o leite que necessitas.

SOCIALISMO BUROCRÁTICO: Tens 2 vacas. O Governo retira-te as vacas e coloca-as numa vacaria junto com as vacas de todos os outros. As vacas são tratadas por ex-criadores de galinhas. Tu tens de cuidar das galinhas. O Governo dá-te o leite e ovos que o regulamento disser que tu necessitas.

FASCISMO: Tens 2 vacas. O Governo nacionaliza as duas, contrata-te para as cuidares e vende-te o leite.

COMUNISMO PURO: Tens 2 vacas. Os vizinhos ajudam-te a cuidar de elas e entre todos partilham o leite.

COMUNISMO RUSSO
: Tens 2 vacas. Tens de cuidar de elas e o governo fica com todo e leite.

COMUNISMO CAMBODJANO: Tens 2 vacas. O Governo fica com ambas e manda matar-te.

DITADURA: Tens 2 vacas. O Governo fica com ambas e faz-te desaparecer.

DEMOCRACIA PURA: Tens 2 vacas. Os vizinhos decidem quem fica com o leite.

DEMOCRACIA REPRESENTATIVA: Tens 2 vacas. Os vizinhos escolhem alguém para dizer quem fica com o leite.

BUROCRACIA: Tens 2 vacas. Primeiro o Governo legisla com que as podes alimentar e quando as podes ordenhar. Depois paga-te para que não as ordenhes. Depois retira-te ambas as vacas, mata uma, ordenha a outra e deita o leite fora. Depois pede-te que preenchas os formulários para explicar o desaparecimento das vacas.


ANARQUIA PURA: Tens 2 vacas. Ou vendes o leite a um preço justo ou os teus vizinhos tentarão retirar-te as vacas e matar-te.

CAPITALISMO: Tens 2 vacas. Vendes uma e compras um boi sem querer saber do bem-estar das vacas, do boi ou dos teus vizinhos, só interessa o teu bem-estar. Os outros têm por ti a mesma consideração!

SURREALISMO: Tens 2 girafas. O Governo quer que aprendas a tocar harmónica.

8 comentários:

  1. Tiago Santossetembro 29, 2009

    Ora viva camarada,

    posta esta tua visão das várias ideologias políticas, da extrema esquerda à extrema direita,quererá isto dizer que, infelizmente para todos, não há remédio para a nossa sociedade?

    Ou não há volta a dar e a solução passa pelo socialismo democrático?

    olha, eu cá creio que sim, mas já agora gostava de saber o que acontecia às pobres das vacas num sistema social democrata (atenção, não confundir social democracia com democracia cristã). Acho que sei o que aconteceria, mas gostava que o expusesses aqui.

    Cumps,
    Tiago Santos

    PS: O teu blog está muito bom. Serei leitor assiduo.

    ResponderEliminar
  2. Claro que há solução! Essa solução é para mim o Socialismo Democrático .E em Portugal só temos a ganhar se adaptarmos este modelo, seguindo os bons exemplos do Norte da Europa.

    A Social Democracia nem sequer é aqui considerada, não por ser melhor mas por ser um mix das restantes ideologias. Mas sem dúvida que se aproxima da descrição aqui feita para o capitalismo.

    Este texto era puramente humorístico e não é da minha autoria, apenas aqui o expus para que não se perdesse e acrescentei algo ao capitalismo porque estava demasiado positivo.
    Obrigado pelo vosso contributo!

    ResponderEliminar
  3. São Monteiro.outubro 16, 2010

    Espetacular. Ri-me com vontade. Dá para entender perfeitamente, todos os conceitos de uma maneira tão divertida.

    ResponderEliminar
  4. Gostei imenso deste texto Micael, e creio que neste momento, em Portugal, vive-se num regime de Socialismo Burocrático que caminha a passos largos para o puro Surrealismo. Mas, partilho da tua visão do modelo escandinavo como solução para esta embrulhada que é o ambiente sócio-político português.

    ResponderEliminar
  5. Atendendo as devidas diferenças sociais - pois não podemos simplesmente copiar modelos - continuo com a ideia de que o socialismo democrático escandinavo seria o ideal.

    ResponderEliminar
  6. Em que País escandinavo é que existe o Socialismo Democrático?!

    ResponderEliminar
  7. Em todos eles, independentemente de ser a direita a governar ou não. Lá existe Estado Social e a possibilidade do governo ser segundo esse jargão político.

    ResponderEliminar

Artigos relacionados

Related Posts with Thumbnails
WOOK - www.wook.pt

TOP WOOK - Arte

TOP WOOK - Dicionários

TOP WOOK - Economia e Finanças

TOP WOOK - Engenharia

TOP WOOK - Ensino e Educação

TOP WOOK - Gestão

TOP WOOK - LITERATURA





A Busca pela sabedoria - criado em Agosto de 2009 por Micael Sousa



Introduza o seu e-mail para receber a newsletter do blogue: